quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MACARTHISMO

Com o clima de medo provocado pela Guerra Fria, acusações contra os supostos inimigos do sistema democrático multiplicaram-se nos Estados Unidos. Em 1945, foi criado no Congresso Norte-americano o COMITÊ DE ATIVIDADES ANTIAMERICANAS, coordenada pelo senador republicano Joseph McCarthy.
A partir de 1947, o órgão passou a investigar a vida pessoal de intelectuais, artistas, líderes sindicais e até mesmo de funcionários do governo, suspeitos de realizar atividades “subversivas”, promovendo audiências públicas, nas quais essas pessoas eram obrigadas a depor. Entre alguns dos acusados estavam algumas figuras conhecidas, como cineastas Charles Chaplin e Fred Zinemann, o físico Robert Oppenheimer, um dos pais da bomba atômica, e outros.
Foi a época das “listas negras”, das delações e dos rumorosos processos, como o que redundou na execução do casal Julios e Ethel Rosemberg, acusados de revelarem segredos da bomba atômica para a URSS.

As atividades do COMITÊ prosseguiram até que a onda de escândalos atingiu figuras de destaque do exército. Finalmente, em dezembro de 1954, o senado censurou publicamente Joseph McCarthy, que, desmoralizado, teve de encerrar sua carreira política.

Declaração de Jean-Paul Sartre sobre a execução do casal Rosemberg:

” Vocês americanos são coletivamente responsáveis por esse assassinato. Alguns por o terem patrocinado, e o restante, por tê-lo consentido. Vocês permitiram que os Estados Unidos se tornassem berço de um novo fascismo.”

Segunda Guerra Mundial

A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.

No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

Tal acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.

Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.

A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico.

A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.

O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.

Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.