quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma pequena introdução, com base no assunto: cadeia de montanhas


A crosta terrestre é formada por placas tectônicas que literalmente bóiam sobre o manto, em permanente estado de fusão a região de contato entre duas placas tectônicas é uma área frágil da crosta terrestre, susceptível de tornar-se um local de escape do magma que está preso, sob pressão, no manto; nas zonas de encontro das placas é que irrompem os vulcões e ocorrem os terremotos em função desses movimentos, os continentes estão em permanente processo de distanciamento.

No fundo dos mares, as cadeias meso-oceânicas são o ponto de encontro de duas ou mais placas tectônicas. Delas saem materiais magmáticos que empurram as placas em direções opostas. A crosta continental é mais leve que a crosta oceânica e, no caso do nosso continente, retorna ao manto do litoral oeste sul-americano.

Essa é a razão da presença da fossa de Atacama. No oeste da placa sul-americana ocorre um enrugamento que se chama Cordilheira dos Andes. Fonte: http://espaconaturaltocolando.blogspot.com/2010/04/tipos-de-rochas.html (modificado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário